A Câmara de Braga vai, pela primeira vez, assegurar o fornecimento de refeições aos alunos carenciados do concelho durante a pausa lectiva de Verão, as ‘férias grandes’. O anúncio foi feito esta segunda-feira no final da reunião do executivo por Ricardo Rio.
Ricardo Rio explicou que o processo está a ser articulado com as juntas de freguesia e Agrupamentos de Escolas no sentido de definir os moldes de implementação da medida no terreno. “Esta iniciativa será uma realidade já este Verão e irá abranger todos os alunos que efectivamente tenham necessidades económicas”, frisou o presidente da autarquia.
Na reunião em que se aprovaram os apoios económicos aos alunos do 1º ciclo abrangidos pelos escalões A e B no ano lectivo 2016/2017, no valor de global de 140 mil euros, o Rio reafirmou o compromisso em proceder à oferta generalizada dos manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.
“Sabemos da intenção do Governo em financiar a oferta de manuais escolares aos alunos do 1.º ano, mas lamentamos que, numa altura em que o ano lectivo está prestes a terminar, ainda não se saiba exactamente como é que esta medida será operacionalizada”, sustentou, garantindo que o município “está preparado para assegurar o reembolso dos manuais a todos os alunos até ao 4.º ano de escolaridade”.
Caso a medida governativa avance, Rio garante que a “poupança gerada em termos dos manuais para os alunos do 1.º ano será canalizada para outro tipo de apoios no domínio da educação e no apoio às famílias”.
Nesse sentido, Ricardo Rio saúda a intenção do Governo em “seguir as boas práticas das autarquias”, referindo que, nesta matéria, “não existe nenhum tipo de objecção de carácter ideológico ou partidário, até porque temos um Governo do Partido Socialista a apoiar, a nível nacional, a medida que o mesmo Partido Socialista reprovou em termos concelhios”.