Até ao próximo domingo Mosteiro de Tibães está a viver ‘Dias de Festa’, assinalando o Dia Mundial da Criança. São cinco dias repletos de iniciativas que prometem fazer as delícias dos mais novos e atrair muito público ao emblemático Mosteiro Bracarense.
Os primeiros três dias estão reservados às escolas e jardins-de-infância do concelho, sendo esperadas cerca de 7.500 crianças que terão a oportunidade de viver momentos únicos. No fim-de-semana, o Mosteiro de Tibães abre as portas a toda a comunidade e será o momento ideal para pais e filhos desfrutarem deste evento.
Em suma, serão cinco dias de cultura, animação e divertimento com teatros, duendes e fadas, espectáculos musicais, contos, exposições, jogos, cinema e até um acampamento nocturno.
“Todos os anos procuramos reforçar a programação do Dia Mundial da Criança através de iniciativas diferenciadoras. Este ano quisemos incutir um cunho especial ao evento, dando-lhe uma dimensão lúdica e cultural juntando a promoção do Mosteiro de Tibães junto do público infanto-juvenil”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, esta quarta-feira, no arranque das actividades.
Segundo o autarca, a ligação do Mosteiro de Tibães à cidade é uma forma de “dar a conhecer o enorme potencial” que este equipamento possui em todas as suas dimensões.
“O património deve servir para usufruto da população e não apenas para ser contemplado. Esta é uma tónica que temos procurado cultivar e desde a vertente cultural que está intrínseca a este espaço, passando pela dimensão desportiva, ambiental e pedagógica, estamos a desenvolver inúmeras iniciativas que têm atraído muitos visitantes ao Mosteiro integrando-o na vida da cidade”, concluiu Ricardo Rio.
Por seu turno, Lurdes Rufino, directora do Mosteiro de Tibães, considerou que este evento faz “convergir actividades lúdicas e pedagógicas com um espaço fortemente marcado pela vertente patrimonial e cultural” e vem diversificar a programação do Mosteiro.
“Ao longo do ano trabalhamos em iniciativas que promovem directamente o património, a arquitectura e a história do Mosteiro de Tibães. Com este evento, tivemos a preocupação de desenvolver um programa alternativo e diferenciado, com o intuito de criar uma ligação afectiva com o público mais jovem”, explicou Lurdes Rufino, destacando a “profícua parceria” existente entre o Mosteiro e a autarquia bracarense que tem “contribuído para atrair cada vez mais público a Tibães.