A Câmara de Braga vai lançar um concurso público para a elaboração de projectos de Requalificação do Parque de Exposições de Braga (PEB). A proposta será analisada esta segunda-feira, em sede de reunião do executivo municipal.
Após a conclusão de um estudo prévio, desenvolvido pelo município, estão reunidas as condições para que esse estudo seja convertido num projecto de arquitectura.
“Realizamos um projecto em fase de estudo prévio, que permite aferir soluções, custos, viabilidade de execução e viabilidade de negócio, o que nos vai possibilitar executar um conjunto de obras e fornecimento de equipamentos, que permitem colocar o PEB como uma infra-estrutura de referência no Norte do País”, afirma Ricardo Rio, presidente da Câmara, acrescentando que pretende “dotar o espaço de todas as condições para a realização de congressos, feiras, exposições e eventos de carácter cultural, social e desportivo”.
O valor destinado para os projectos será de aproximadamente 255 mil euros (IVA incluído). A elaboração do estudo prévio passou por uma fase intermédia de definição de um programa preliminar, que definiu a estratégia para uma futura intervenção. Na ocasião foi realizado um diagnóstico da situação existente, com levantamentos arquitectónicos e caracterização das principais infra-estruturas actuais.
Depois de escolhido e aprovado o projecto de arquitectura e especialidades para a requalificação do PEB, e assegurado o respectivo financiamento, o município irá avançar com um concurso internacional para a execução da obra.
A requalificação do PEB irá “possibilitar a sua actualização, adaptando-o às novas exigências, dotando-o de melhores condições de conforto e acolhimento para os visitantes”. A componente térmica e acústica são factores a serem valorizados, de modo a poder inscrever a Grande Nave e todo o complexo no itinerário dos grandes eventos e espectáculos musicais.
Criado em 1981, o PEB a é a única estrutura da região vocacionada para a realização de feiras, exposições, congressos e outros eventos de carácter sociocultural, científico, recreativo e desportivo, de interesse nacional e internacional.