‘Startup Nano’ é a designação do projecto de estimulação à criação de empresas na aérea das nanotecnologias que a Câmara de Braga vai desenvolver em parceria com a Startup Braga, Universidade do Minho e Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).
Falando esta terça-feira na abertura do INL Summit 2016, Ricardo Rio referiu que “esta é uma área em que o município tem vindo a trabalhar de forma intensa”, procurando “replicar modelos internacionais consolidados de articulação entre a produção de conhecimento, a inovação e a criação de empresas”.
“No próprio INL existe uma incubadora que acolhe projectos nesta área e o potencial de crescimento é imenso, nomeadamente no que se refere à criação de emprego”, sustentou o presidente da Câmara de Braga.
O autarca lembrou a recente visita à cidade sueca de Lund, mundialmente conhecida pela capacidade de articulação entre centros de conhecimento, tecido empresarial e instituições públicas, enquanto base para o desenvolvimento de uma estratégia de especialização inteligente em sectores de elevado valor acrescentado e com um forte teor tecnológico.
Na abertura do INL Summit 2016, este ano dedicado ao sector da alimentação, Rio deu ainda conta da renovação do protocolo de cooperação entre o INL, o gnration e a Fundação Bracara Augusta no âmbito ‘Scale Travels’, um projecto que se traduz na criação de um programa de curadoria que visa aproximar a cidade e o INL através da ligação entre nanotecnologia e arte.
Para além de potenciar uma ligação dos cidadãos à temática da nanotecnologia e da arte, o projecto constitui mais um contributo à candidatura de Braga a ‘Cidade Criativa da Unesco’ na área das media arts.
FG (CP 1200)
[/images]