A Câmara de Braga estabeleceu esta quarta-feira, protocolos de Medicina Veterinária Social com quatro instituições do concelho, um programa que lhes permite passar a disponibilizar um programa de assistência médico-veterinária a preços reduzidos.
A Clínica Veterinária do Carandá, a Centro Veterinário de Adaúfe, a Clínica Veterinária de Infias e a Clínica Veterinária das Glicínias são as instituições protocoladas pelo programa municipal implementado desde 2017, e dirigido aos animais adoptados no Centro de Recolha Oficial de Braga e animais de famílias carenciadas do concelho de Braga, incluindo detentores de cartão sénior e famílias numerosas.
“Esta é uma medida de responsabilidade social que estas instituições estão a assumir perante os cidadãos e que vai beneficiar os agregados familiares que não tenham capacidade económica para efectuar o tratamento dos seus animais de”, explicou Altino Bessa, vereador da Política Animal do município, durante a cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, desafiando as instituições bracarenses que actuam neste sector a aderirem a este programa.
Este protocolo permite os agregados familiares com animais de companhia cumprir a legislação no que diz respeito aos exames médico-veterinários de rotina, vacinações e desparasitações dos seus animais.
Os protocolos de colaboração visam o incentivo à adopção, à esterilização e à assistência médico-veterinária a preços reduzidos nos Centros de Atendimento Médico Veterinários aderentes.
“Esta medida pretende assegurar que os detentores conseguem proporcionar os cuidados de bem-estar aos seus animais”, concluiu Altino Bessa.