A Câmara de Braga tem disponível desde esta sexta-feira, um assistente virtual no Messenger do Facebook para interagir directamente com os munícipes.
Através desta aplicação, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os munícipes que “gostam” da página de Facebook do Município podem enviar questões para os serviços municipais, consultar a agenda cultural ou aceder a informações básicas, como quais são as farmácias de serviço ou números úteis. Apresenta também um menu onde se pode aceder às últimas notícias da autarquia.
Esta aplicação não serve apenas para dar informações. Através deste assistente virtual, é possível também enviar alertas de problemas nas ruas, de lixo ou de sinais de trânsito, que serão reencaminhados para os respectivos serviços.
Uma outra opção que já está implementada é possibilidade dos munícipes poderem, a partir de agora, agendar uma reunião com o presidente da Câmara, serviço que até agora apenas podia ser agendado através de um contacto pessoal ou telefónico. Recorde-se que Ricardo Rio disponibiliza todas as manhãs de quinta-feira para atender os munícipes.
Além desta interacção digital, a autarquia pode também enviar informações ou notícias para os seus seguidores, sendo que para o futuro estão também previstas novas funcionalidades e que estarão disponíveis neste serviço.
“Este novo serviço de Messenger do Facebook estará disponível para os mais de 65 mil seguidores do perfil da Câmara, sendo mais uma forma cómoda e rápida de interagir com os munícipes”, refere a autarquia em nota à imprensa.
Braga é, de acordo com a mesma nota, o primeiro município português a disponibilizar um assistente digital no Facebook, isto depois da multinacional americana ter permitido a abertura de Chat Bots nesta rede digital. Esta nova aplicação pode ser acedida através de um dispositivo móvel, em iOS ou Android, através do Facebook Messenger e está disponível em http://m.me/municipiodebraga