A Câmara de Braga assinou, esta segunda-feira, de protocolos de cooperação com os agrupamentos de escolas, escolas profissionais e escolas privadas do concelho, no âmbito da iniciativa MAPEAR’25 – Mostra Escolar de Artes Performativas, que se realiza de 29 de Abril a 7 de Maio.
A edição de 2025 da MAPEAR assume “um carácter especial”, ao também convergir com as Comemorações Camonianas. Algumas das produções apresentadas celebrarão a obra e o impacto cultural de Luís de Camões, um dos maiores poetas da língua portuguesa e figura central do Renascimento em Portugal.
O presidente da Câmara Municipal, destacou a importância desta iniciativa para a comunidade escolar para promover e valorizar as artes performativas em contexto escolar, proporcionando aos alunos uma experiência única de criação e apresentação artística.
. “Esta mostra é um reflexo do nosso compromisso com a educação e a cultura, proporcionando aos jovens um espaço onde podem desenvolver o seu talento e criatividade. Este projecto valoriza não só as artes performativas nas escolas, como também contribui para a formação de públicos e para o fortalecimento da identidade cultural de Braga”, afirmou Ricardo Rio, na cerimónia de assinatura dos protocolos.
TEATRO, MÚSICA E DANÇA
A MAPEAR’25 surge como um palco aberto à expressão artística dos estudantes, permitindo que alunos e professores apresentem os seus trabalhos nas áreas do teatro, da música e da dança.
Esta iniciativa, organizada pelo município em parceria com os estabelecimentos de ensino do concelho, tem como objectivos principais: dar visibilidade ao talento artístico existente nas escolas; engrandecer o trabalho dos grupos escolares de teatro, música e dança; contribuir para a formação de novos públicos e valorizar o ensino artístico.
Para apoiar a participação das escolas, o município atribui suporte financeiro de 1000 euros por agrupamento ou escola participante, destinado à produção das criações artísticas.
Mais do que uma simples mostra, a MAPEAR’25 representa “uma experiência transformadora para os alunos, proporcionando-lhes o contacto directo com todas as etapas de produção de um espectáculo – desde a concepção até à apresentação final. A vivência neste contexto artístico reforça competências como o trabalho em equipa, a comunicação e a autoconfiança, preparando-os para os desafios do futuro.
Em 2025, a MAPEAR acontece no Espaço Vita e conta com a participação de 12 grupos escolares. A entrada é livre a toda a comunidade.

A