A Câmara de Braga avançar até ao final do ano com as obras de requalificação integral de quatro edifícios sociais (Blocos H, I, J e L) do Bairro das Enguardas, um dos cinco bairros que integram o Parque Habitacional gerido pela Empresa Municipal Bragahabit. Trata-se um investimento superior a um milhão de euros, a realizar no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Braga.
A intervenção nos Blocos H, I, J e L do Bairro das Enguardas inclui a remodelação exterior dos edifícios, pintura de fachadas, substituição de caixilharias e coberturas; remodelação das caixas de escadas, instalação eléctrica, pintura, corrimãos e madeiras; substituição de louças sanitárias; substituição de cozinhas; substituição de pavimentos e revestimentos de paredes; substituição de infra estruturas eléctricas; substituição de infra-estruturas de abastecimento de água e saneamento; e revisão e reparação de vãos interiores em todos os apartamentos.
Ao nível do espaço exterior, os trabalhos incluem a colocação de passeios, a marcação e estruturação de estacionamento, repavimentação e reestruturação de zona de estar e lazer e ainda a colocação de mobiliário urbano de apoio aos moradores.
LINHA DE APOIO
Na apresentação pública do projecto, realizada esta quarta-feira, Ricardo Rio, presidente da Câmara, explicou que o financiamento existente no âmbito do PEDU “abrange apenas intervenções em espaços integralmente detidos pelo município, pelo que o restante edificado terá de ser enquadrado noutra linha de apoio”.
“Para intervir nos restantes edifícios das Enguardas e para todo o Bairro das Andorinhas, que não são propriedade do município, a Bragahabit encontrou uma outra linha de financiamento comunitário na área da eficiência energética que irá possibilitar a remodelação do exterior dos edifícios, tratamento das fachadas, substituição de caixilharias e cobertura destes edifícios”, referiu Rio, lembrando que, em caso de aprovação da candidatura, a comparticipação poderá chegar aos 85%.
O pagamento dos restantes 15 por cento ainda está a ser alvo de análise, estando a ser equacionado o recurso a um fundo de apoio à reabilitação urbana ou mesmo o alargamento do âmbito de intervenção do programa municipal ‘BragaSol’, originalmente concebido para realizar pequenas reparações em habitações de agregados mais carenciados.
Para efectivar esta candidatura, a Bragahabit investiu na realização dos projectos necessários para todo o bairro, em estreita articulação com a Associação de Moradores e professor Vasco Freitas, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto que possui uma vasta experiência nesta área.
À semelhança do que acontece no edificado privado do Bairro das Enguardas, também no Bairro das Andorinhas a Bragahabit formalizou uma candidatura na área da eficiência energética no sentido de encontrar financiamento para realizar uma intervenção no exterior dos 32 blocos habitacionais ali existentes.
Com as associações de moradores dos dois Bairros, a Bragahabit assinou um protocolo de colaboração que permitiu a instalação de um computador nas respectivas sedes, por forma a facilitar o contacto dos moradores com os serviços da empresa municipal.