A Câmara de Braga investiu uma verba de 302 mil euros para cobrir os prejuízos provocados pelas intempéries que ocorreram nos passados meses de Janeiro e Fevereiro. Ao todo foram 27 as intervenções efectuadas em todo o território.
O valor despendido foi divulgado por Ricardo Rio, presidente da autarquia, durante uma visita efectuada à União de Freguesia de Escudeiros e Penso Stº Estevão e S. Vicente, uma das afectadas pelas intempéries. Neste caso concreto foi necessário proceder à reparação de um muro de suporte com mais de 10 metros de altura na Via do Monte, tendo a intervenção o valor de 63 mil euros.
“Tivemos de realizar intervenções, de maior ou menor dimensão, em diversos locais do concelho fruto de situações imprevistas. Esta é uma forma de dizermos aos cidadãos que estamos atentos às circunstâncias e preparados para reagir de imediato às mesmas, procedendo de forma célere às correcções que se revelarem necessárias”, afirmou Rio.
Abordando especificamente a obra realizada na União de Freguesia de Escudeiros e Penso Stº Estevão e S. Vicente, lembrou que esta foi a intervenção “mais avultada financeiramente e complexa em termos técnicos”.
“Esta era uma situação muito crítica para as populações de Escudeiros e das freguesias vizinhas, comprometendo ainda a ligação a Famalicão. A intervenção voltou a garantir as condições de segurança, pelo que a circulação decorre agora de forma normal, assim como o serviço dos TUB”, referiu.
Por seu turno, Orlando Gomes, presidente da União de Freguesia de Escudeiros e Penso Stº Estevão e S. Vicente, garantiu que a obra é essencial para a população. “Era um problema que afectava o dia-a-dia dos cidadãos e que está resolvido, com uma intervenção de qualidade”, referiu.