A Câmara de Braga anunciou , em comunicado, que vai lançar ainda ainda durante este mês um concurso público para a requalificação do sopé do Monte Picoto. A intervenção está orçada em cerca de 400 mil euros e vai criar melhores condições para a realização da feira semanal, bem como de outros eventos culturais e sociais.
A intervenção tem previsto um período de execução de 60 dias e prevê a criação de melhores condições de acesso, um parque de estacionamento automóvel de apoio ao Fórum Braga (com cerca de 200 lugares), sanitários públicos e uma sala técnica, palcos e estruturas de iluminação e som. O espaço será todo pavimentado.
A decisão teve a concordância da Associação de Feirantes do Distrito do Porto, Douro e Minho.
INTERVENÇÃO E REALOCAÇÃO DOS FEIRANTES
A obra arranca em meados do mês de Setembro e “não implicará a interrupção da feira semanal”, sendo que os feirantes serão realocados, temporariamente, noutras zonas do espaço.
O presidente, Ricardo Rio, aponta que “o município pretende dar condições plenas de utilização daquele espaço, sejam para a realização da feira semanal, seja para uma área adicional de serviço e apoio aos eventos que se realizem no Fórum Braga e nos espaços envolventes, nomeadamente, através do Parque de estacionamento que ali irá nascer».
O autarca explica ainda que serão “mantidas as taxas municipais aos feirantes e será dada a oportunidade aqueles que suspenderam a sua presença na Feira durante o período de obras no Fórum Braga de regressarem à feira semanal de Braga”, garante Ricardo Rio.