O município de Braga vai transferir mais de um milhão e setenta mil euros para obras em diversas freguesias do concelho. Os contratos interadministrativos de delegação de competências e apoios financeiros são apreciadas na reunião do executivo da próxima segunda-feira.
A maior fatia, num total de 317 mil euros, cabe à União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, destinando-se aos balneários de apoio ao Campo de Futebol e Polidesportivo de Celeirós.
Para Sobreposta estão destinados 157 mil euros para o equipamento de apoio ao Parque Industrial de Sobreposta e para a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe são 154 mil para a repavimentação da rua do Rio Torto e pavimentação da rua das Mimosas.
Mire de Tibães recebe 99 mil euros para a pavimentação da rua do loteamento da Amieira. Já para Morreira e Trandeiras são transferidos 87 mil euros para alargamento e pavimentação da rua do Gaio.
Em Figueiredo, a autarquia procede-se à requalificação do cemitério e melhoria das acessibilidades, sendo para isso destinados 75 mil euros. Em Tebosa são 57 mil euros para o colector de águas pluviais junto à igreja.
Já para Gualtar estão destinados 42 mil euros para o alargamento do caminho vicinal da Vergadela à Franqueira. No que se refere a Nogueiró e Tenões, são transferidos 20 mil euros para a construção de acesso carral – capela mortuária de Tenões. Priscos recebe 14 mil euros para reparação do edifício da sede da junta.
Na União de Freguesias de Guisande e Oliveira S. Pedro realiza-se a drenagem de águas pluviais na rua da Igreja Velha, no valor de 13 mil euros. Para Este S. Pedro e Este S. Mamede são 10 mil euros para a repavimentação entre a rua da Ribeira e a Rua da Igreja.
As freguesias de Pedralva, Espinho e Sobreposta recebem um apoio de cerca de 4 mil e 600 euros cada uma para a execução do percurso pedestre ‘Calcorreando a Serra dos Picos’, o que corresponde a 50% do valor estimado da intervenção.
As freguesias de Arentim e Cunha, Ruilhe e Tebosa recebem também aproximadamente 4 mil e 200 euros cada para a execução do percurso ‘A volta do Rio Este’, correspondendo igualmente a 50% do valor estimado.
Por fim, Pedralva recebe mil euros para tubos para canalização de águas pluviais.