A Câmara Municipal de Braga vai lançar com a segunda fase da requalificação da Variante do Fojo. Orçada em cerca de 4,4 milhões de euros, a intervenção será feita numa extensão de 2.400 metros, compreendida entre a passagem desnivelada junto ao Hotel Meliá e a rotunda de S. Pedro.
A Variante do Fojo constitui um importante eixo de entrada/saída de tráfego automóvel de veículos ligeiros e pesados no perímetro urbano da cidade, apresentando-se como uma via de circulação contínua e intensa, justificando a necessidade premente de intervenção.
A proposta de intervenção, que é analisada segunda-feira pelo Executivo Municipal, procura “a desaceleração das velocidades praticadas actualmente, prevendo-se a introdução de vários instrumentos dissuasores dessas práticas”.
“A Variante do Fojo encontra-se cada vez mais urbanizada, fazendo a ligação do centro da cidade a várias áreas residenciais, comerciais e empresariais. É, por isso, essencial, que a composição do seu perfil reflicta estas funções de forma equilibrada. Para responder adequadamente às funções locais, é essencial que o espaço apresente condições para a circulação em velocidade lenta, com maior segurança para todos os modos, sobretudo para os modos mais vulneráveis, como é o caso do pedonal e do ciclável”, sustenta a vereadora Olga Pereira.
PROJECTO
Ao nível da circulação pedonal, o projecto prevê a substituição da passagem superior por uma travessia ao nível dos passeios, dando assim plena resposta à necessidade de constituir percursos pedonais de qualidade, confortáveis e acessíveis a todos. Além dessa, prevê-se a inserção de seis novas travessias niveladas com os passeios, totalizando assim oito pontos de atravessamento. As vias, duas em cada sentido, passarão a ter 3.20 metros de largura e será introduzida uma faixa ciclável em cada sentido.
Outra das componentes do projecto é a inserção de locais de embarque e desembarque de transportes públicos desenhados de forma a disporem das melhores condições de todos os utilizadores, mas especialmente dos que dispõem de mobilidade reduzida.
Para a área da rotunda da Força Aérea, e tendo em conta a sinistralidade registada naquele local, serão adoptadas medidas especiais. Assim, além da sobrelevação à cota do passeio de toda a plataforma da rotunda, o projecto inclui também o redesenho da rotunda da Força Aérea abandonando o seu actual formato oval e adoptando o formato circular.