Um grupo de 20 crianças e jovens de Braga partiu esta terça-feira com destino a Cascais, cidade que inspirou o tema ‘A Baía de Cascais’ , dos cascalenses Delfins. A viagem integra o programa de férias ‘Sol e Mar, sonhar e viver mais de Braga a Cascais’.
Esta é uma iniciativa promovida pelo município de Braga, através do pelouro da Acção Social, que durante uma semana proporciona actividades de carácter educativo, cultural, desportivo e recreativo a crianças e jovens sinalizados na Comissão de Crianças e Jovens em risco de Braga (CPCJ) e instituições de acolhimento residencial do concelho, nomeadamente do Colégio de S. Caetano, Oficinas de S. José e Instituto Monsenhor Airosa.
Este campo de férias realiza-se na Fundação O Século, em S. Pedro do Estoril, Cascais, e para muitos dos participantes esta é a primeira vez que saem da sua cidade de origem em férias, que viajam de comboio e que têm a oportunidade de frequentar a praia.
A par do campo de férias ‘Sol e Mar’, o município promove ainda as ‘Férias Fantásticas’, iniciativas que abrangem um total de cerca de 200 crianças. As ‘Férias Fantásticas’ visam atender às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade social e suas crianças, promovendo a ocupação saudável e feliz dos tempos livres.
A iniciativa, constituída por um conjunto de actividades educativas, culturais e recreativas destinadas a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, possibilita a aquisição e aprofundamento de saberes, capacidades e competências, garantindo a ocupação de tempos livres durante as férias de Verão.
Com estes projectos, a autarquia pretende “distribuir sorrisos” pelos mais novos, “enriquecendo as suas experiencias de uma forma humanista e saudável”.
“É com muito orgulho que imprimimos estas dinâmicas e promovemos iniciativas lúdico-culturais destinadas aos jovens do nosso concelho, contribuído para a protecção e melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população mais vulnerável e promovendo a coesão e o desenvolvimento social”, refere Firmino Marques, vice-presidente da Câmara.
FG (CP 1200)