O programa ‘Conhecer para melhor promover’, uma iniciativa da Câmara de Braga dirigida aos profissionais e empresários de turismo do concelho teve desta vez o Museu dos Biscainhos como palco.
A iniciativa desafiou os profissionais e empresários do sector do turismo a conhecer melhor o Museu dos Biscainhos, instalado no Palácio dos Biscainhos foi fundado no século XVII e definido arquitectonicamente na primeira metade do século XVIII, sendo durante cerca de três séculos foi habitação de uma família nobre (condes de Bertiandos), transformando-se em museu público a 11 de Fevereiro de 1978. Em 1949 o edifício e os seus jardins foram classificados como Imóvel de Interesse Público.
O palácio, os jardins barrocos e as suas colecções revelam o quotidiano da nobreza setecentista assim como numerosas referências da vida dos outros habitantes do espaço: capelães, criados e escravos.
Segundo António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência da autarquia, o programa ‘Conhecer para Melhor Promover” tem contribuído para “reforçar a notoriedade e a promoção da história e cultura de Braga”, além de “aprofundar o conhecimento sobre os múltiplos espaços de interesse de Braga, a visita proporcionar momentos importantes de networking entre os vários empresários e colaboradores, passando também por um estreitar do relacionamento com os responsáveis pelos espaços visitáveis no sentido de, posteriormente, articularem visitas e pacotes a oferecer a quem nos visita”.
O Museu dos Biscainhos pode ser visitado de terça a domingo, sendo a entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês. O espaço está encerrado ao público à 2.ª feira e nos feriados de 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro.