O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e a vereadora da Educação, Lídia Dias, participaram esta quarta-feira, numa sessão de divulgação do Centro para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP) com militares do Regimento de Cavalaria N.º 6 (RC6) que estão prestes a regressar à vida civil.
O autarca salientou que o CEQP – que a partir de Janeiro de 2017 passa a designar-se Centro Qualifica – é uma estrutura aberta a toda a população e que tem como missão o aumento ou melhoria das qualificações.
“Nos últimos seis meses, o CQEP atendeu mais de 700 beneficiários. Neste contexto em especial do RC6, quisemos mostrar as potencialidades do centro aos militares que estão prestes a cessar o seu vínculo ao Exército, dando assim um contributo para a sua reintegração na sociedade civil e no mercado de trabalho”, sustentou Ricardo Rio.
Durante este ano foram cerca de 80 os militares que estiveram envolvidos em processos de certificação de competências e de formação. Para o comandante do RC6, António Varregoso, o CEQP constitui uma grande oportunidade para os militarem aumentarem as suas qualificações”.
“No próximo ano, cerca de 40 contratados vão, por força da lei, regressar à vida civil e, apesar de todas as iniciativas promovidas pelo Ministério da Defesa Nacional e pelo Exército, acções como esta ajudam os militares a conhecer melhor as necessidades do tecido económico local e a oferta formativa mais adequada”, justificou.
O CQEP resulta da parceria entre o município, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda, a Escola Profissional de Braga e a Associação Industrial do Minho.
QUALIFICA FREQUENTADO POR 750 PESSOAS
Neste âmbito, o município proporciona, de forma gratuita, o acesso à formação profissional, contribuindo para o aumento das qualificações de jovens e adultos com habilitações mínimas.
O CQEP/QUALIFICA de Braga está neste momento a desenvolver a sua actividade com cerca de 750 pessoas do concelho entre processos de orientação, reconhecimento certificação e validação de competências, cursos de educação e formação de adultos, entre outros percursos qualificantes.
As inscrições para o ‘Qualifica’ devem ser feitas junto do Centro para a Qualificação e Ensino Profissional, instalado na rua Afonso Henriques, n.º 17. O processo inclui orientação vocacional para a obtenção de uma qualificação escolar ou profissional.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas através do telefone 253 273 554 ou e-mail cqep@cm-braga.pt, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.