A Câmara de Esposende aprovou a atribuição de 643.647 euros em apoios financeiros para a União de Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto, as juntas de freguesias de Forjães e Vila Chã e o Centro Social da Juventude de Belinho.
De acordo com a autarquia, o volume de investimento destina-se a financiar um conjunto de intervenções, tendo “subjacente a satisfação das necessidades das populações e a melhoria da sua qualidade de vida”.
Para a Junta de Freguesia de Forjães será transferido o montante de 331.591 euros, para custear a execução das obras de requalificação e ampliação das antigas instalações da Junta de Freguesia, edifício localizado na Rua da Santa, que acolherá a sede do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (GADTF), colectividade que este ano comemora 30 anos. A Junta de Freguesia procederá à intervenção, conforme adenda efectuada ao protocolo de cooperação estabelecido, em 2017, entre o município, a Junta e o Grupo Associativo.
Esta intervenção destina-se a dotar o edifício de condições de segurança, qualidade e conforto, estando prevista a reorganização do espaço interior para um melhor aproveitamento e de forma a assegurar o desenvolvimento de actividades lúdicas.
A União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto viu aprovado o apoio financeiro de 288.601 euros, destinado a suportar as despesas referentes à aquisição dos terrenos e construção da casa mortuária e respectivos arranjos exteriores.
A atribuição deste apoio tem por base um protocolo de cooperação estabelecido entre o município e a União das Freguesias, que assegurará a execução das obras, colmatando uma necessidade que vinha sendo reclamada pela população de Fonte Boa.
O montante de 12.513,30 euros será atribuído à Junta de Freguesia de Vila Chã, para custear a empreitada de pavimentação e requalificação da Rua do Altinho. Esta intervenção enquadra-se no plano de beneficiação da rede viária do concelho e visa conferir a esta artéria melhores condições tanto para a circulação automóvel como para os peões.
Ainda em matéria de apoios, o município aprovou a verba de 10.941,59 euros para Centro Social da Juventude de Belinho, destinada à aquisição e aplicação de mobiliário urbano no espaço exterior, garantindo à instituição a melhoria dos serviços que prestam aos seus utentes.
Sobre estes apoios, o presidente da Câmara, Guilherme Emílio, realça que “o município, no âmbito das suas competências e disponibilidade financeira, tem procurado dar resposta às necessidades das freguesias e das instituições e, consequentemente, das comunidades, numa óptica de desenvolvimento do concelho e da melhoria da qualidade de vida das pessoas”.