A Câmara de Esposende entregou esta quinta-feira as chaves de uma moradia unifamiliar requalificada, em Marinhas, à sua proprietária. Esta requalificação é a quinta já realizada.
As obras de requalificação desta habitação ascenderam a mais de 43.200 euros, valor totalmente suportado pelo município, adianta a autarquia em comunicado.
O apoio à requalificação habitacional é uma resposta social criada por iniciativa da Câmara, tendo como objectivo a melhoria do estado de conservação e salubridade de habitações de famílias proprietárias com parcos recursos financeiros e, consequentemente, a melhoria efectiva das suas condições de vida.
Visando a operacionalização desta resposta social e, em resultado do diagnóstico concelhio efectuado, o município estabeleceu, em 2010, um protocolo de cooperação com a Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado.
A autarquia afirma que, ao abrigo desta resposta social, foram concluídas este ano cinco obras (reconstrução de habitações e obras de adaptação promovendo a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida), estando duas intervenções em curso (obras de conservação/ beneficiação e elaboração de projeto para construção de raiz), sendo que o investimento executado até à data eleva-se a 94 mil euros.
O acto contou com as presenças do presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, da vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social, Alexandra Roeger, e demais membros do executivo municipal, do presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, e do presidente da Associação Esposende Solidário, João Peixoto.