A Câmara de Guimarães assinou, esta segunda-feira, um contrato de valor de 7, 1 milhões de euros através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência para a requalificação da Escola Básica 2,3 do Vale de São Torcato. A obra moderniza instalações escolares, com foco no conforto, segurança e sustentabilidade.
No acto de assinatura dos contratos, realizada na sede da CCDR-Norte, no Porto, presidida pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, o presidente da Câmara vimaranense destacou a importância deste investimento.
“A esta obra de requalificação profunda da Escola foi acrescentado um Pavilhão Gimnodesportivo. O projecto também propõe soluções estéticas e funcionais inovadoras para os espaços interiores e exteriores da escola, incluindo jardins, estacionamento e a cobertura parcial do átrio”, afirmou Domingos Bragança.
Para o autarca socialista, a iniciativa reflecte “o compromisso do município em promover condições adequadas para os alunos e docentes, alinhando-se com os objectivos de uma educação inclusiva e de qualidade, enquanto aposta na sustentabilidade ambiental e energética das infra-estruturas escolares”.
A empreitada em curso inclui uma reorganização funcional, ampliação do edifício e modernização das instalações, com melhorias no conforto térmico, segurança e eficiência energética, promovendo o uso de energias renováveis para reduzir os custos operacionais e de manutenção.