A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou reunião de Executivo um protocolo de cooperação com o Clube Náutico de Ponte de Lima de 30 mil euros por ano.
De acordo com a proposta aprovada, os destinatários do presente protocolo são os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo dos quatro agrupamentos de escolas do concelho.
Tendo como finalidade definir e enquadrar as bases gerais do relacionamento entre as duas entidades e estabelecer as consequentes formas de cooperação, com vista “a um aproveitamento reciproco das potencialidades e recursos de ambas”, este protocolo visa a realização de projectos e actividades de interesse comum.
“O projecto permite levar as actividades náuticas aos alunos, dá-lhes a oportunidade de aprender a cooperar e a competir saudavelmente, contribuindo para a sua capacidade de respeitar os outros e adquirir um comportamento moral e ético”, refere a proposta.
A decisão sustenta que a canoagem “apresenta múltiplas vantagens associadas a valores fundamentais, como o valor da saúde, o valor da cooperação, o valor do respeito, o valor da justiça, o valor da multiculturalidade, o valor da amizade, o valor do empenho e o valor da derrota”.