O programa Gerês Seguro 2021 arrancou esta segunda-feira, pretendendo sensibilizar operadores turísticos e turistas para as medidas de prevenção contra a covid-19, “auxiliar a retoma da catividade económica” e “garantir segurança durante as férias” no concelho de Terras de Bouro.
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, explicou que o Gerês Seguro quer “reforçar a ideia de que o concelho é seguro” e “o sítio ideal para férias”.
Em 2020, Terras de Bouro foi um dos concelhos do país mais procurado durante o Verão, levando a um “aumento muito significativo” de dormidas e de pessoas a desfrutar da serra do Gerês, das lagoas e praias fluviais do território.
“O ano passado o Verão foi muito bom para o nosso território. Tivemos aqui muita gente, conseguimos controlar os casos de covid-19 e não houve muitos incidentes de segurança. Conseguimos mostrar que Terras de Bouro é o sítio ideal para férias”, afirmou o autarca.
No entanto, reconheceu, “houve alguns episódios de pequenos acidentes, mas, em comparação com o aumento de pessoas que vieram cá, acabou por não ser um número demasiado expressivo”.
Em 2021, o Gerês Seguro “vai ser ainda melhor e mais completo”, uma vez que, adiantou, “vai ser reforçado o trabalho de sensibilização, a GNR vai continuar a actuar, os guardas-florestais, vigilantes e a Cruz Vermelha também vão ter um papel importante, assim como os Bombeiros de Terras de Bouro”.
Manuel Tibo referiu que “não se pretende uma acção repressiva, mas sobretudo de prevenção, sensibilização, não só para a covid-19 mas também para o estacionamento abusivo, prevenção de incêndios, regras de segurança para desfrutar do Gerês”.
“Não queremos que se repitam carros amontoados em locais proibidos, fogos por descuido dos turistas, acidentes por falta de cuidados. Este é um sítio único mas quem vem para cá tem que saber estar e nós estamos cá para ajudar”, referiu.
O Gerês Seguro é uma iniciativa do município em parceria com a Associação Gerês Viver Turismo.