A Câmara de Valença ofereceu um Bastão de Leitura de Identificação Electrónica Portátil ao Posto Territorial do Núcleo de Protecção Ambiental do Destacamento Territorial local, anunciou a autarquia.
O bastão de identificação permite aos militares da GNR uma rápida identificação de animais errantes através da leitura de chips.
“Muitos destes animais que se encontram na via pública ou outros lugares públicos, fora do controlo e guarda dos respectivos detentores, foram abandonados ou não têm detentor, portanto, torna-se importante a sua rápida identificação com vista a conhecer os seus responsáveis legais”, explica o município.
Para a oficialização desta entrega foi assinado um protocolo, entre o município valenciano e o Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR de forma a desenvolverem uma colaboração mútua, nomeadamente com os Serviços de Veterinária e de Protecção Civil Municipal, com vista “à reposição da normalidade, provocada pelo risco acrescido na presença de animais não identificados na via pública”.