“As flores trazem um aspecto primaveril à cidade e torna-se agradável e atractivo para quem reside em Braga e para quem nos visita, dando a perceber que existe uma nova dinâmica em torno do ambiente”. A afirmação de Altino Bessa que esta sexta-feira distribuiu cerca de 800 centenas de floreiras a moradores, comerciantes e instituições de 40 ruas do centro histórico, no âmbito do programa ‘Braga Florida 2016’.
O vereador do Ambiente da Câmara de Braga destacou o facto deste ano o projecto ter sofrido um alargamento significativo no número de ruas, de 25 para 40.
A iniciativa ‘Braga Florida’ é já, afirma o autarca, considerada um exemplo para outro projecto que pretende juntar várias autarquias e ter dimensão nacional, denominado ‘Florir Portugal’. “Ficamos satisfeitos por ver o projecto replicado para o resto do país”, acrescentou.
O projecto ‘Braga Florida’ é organizado conjuntamente pela autarquia, Associação Comercial de Braga (ACB) e Juntas de Freguesia da Sé, Maximinos e Cividade, S. João do Souto e S. Lázaro, S. Victor e S. Vicente.
Nos últimos três anos e no âmbito do mesmo programa, a autarquia distribuiu 1.600 floreiras com o objectivo de embelezar ainda mais Cidade dos Arcebispos e de incentivar a população a decorar as suas varandas e janelas com flores.
De referir que, no âmbito da ‘Braga Florida’, decorre até ao próximo domingo, na ACB, uma exposição de orquídeas.