O Caminho Jacobeu da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, numa distância de 240 quilómetros, está pela primeira vez a ser percorrido a pé por um grupo de peregrinos dos Açores, que integra o Centro de Atletismo da Escola Preparatória de Lagoa (CALAG).
O grupo é constituído por oito elementos, três homens e cinco mulheres, com idades entre os 13 e 64 anos – embora a maioria esteja na casa dos 40 anos – e profissões como professor, agente de execução ou coordenador de transportes públicos. Um deles reside em Ribeira Grande e os restantes em Ponta Delgada (ilha de São Miguel).
Quem aconselhou o percurso foi Luís Guimarães, presidente do CALAG e natural de Vieira do Minho.
A jornada começou no dia 12 de Abril – data em que o grupo foi recebido na União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe – e o objectivo é chegarem a Santiago de Compostela no domingo de Páscoa
“A amplitude da riqueza natural e patrimonial do Caminho da Geira e dos Arrieiros transporta-nos aos tempos ancestrais dos romanos e da construção da Catedral de Santiago de Compostela, percorrendo florestas, bosques e vinhedos, atravessados por rios largos e pequenos ribeiros, onde a nossa presença ainda surpreende os animais no seu ambiente natural. É um itinerário de espiritualidade, descoberta e aventura, que convida os peregrinos a regressarem ao verdadeiro Caminho”, escreve o jornalista Carlos Ferreira, no prefácio do guia.
A Câmara de Lagoa ofereceu aos peregrinos impermeáveis, t-shirts e cantis, apoio simbólico que, no entender de Nelson Santos, vereador com o pelouro do desporto e turismo, “é um reconhecimento por tudo o que o CALAG tem feito pelo concelho e pelo forte contributo que tem dado no desenvolvimento turístico com a divulgação e promoção dos trilhos lagoenses”.
A Associação do Caminho Jacobeu da Geira Minhoto Ribeiro e a Associação Codeseda Viva coordenam a investigação histórica, patrimonial, do traçado e sobre outros recursos necessários à validação do caminho, que ainda não possui albergues, nem está marcado, pelo que os peregrinos têm de recorrer ao GPS.
Este itinerário, também conhecido por Caminho da Geira Minhoto Ribeiro, foi percorrido por pelo menos 300 pessoas desde Maio de 2017, estimando-se que o número cresça até 500 no corrente ano.