A campanha audiovisual ‘CIM do Cávado’, constituída por sete filmes, incluindo filmes individuais sobre os seis municípios da NUT III Cávado (Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde) ganhou o prémio especial de Melhor Filme da Região Porto e Norte de Portugal no Festival Art&Tur, que decorreu entre os dias 19 a 22 Outubro. Este prémio é uma das mais importantes distinções da competição nacional do festival.
Lançados no mês de Maio deste ano, os sete filmes têm tido grande sucesso nas redes sociais com um total de mais que 800.000 visualizações e mais de 25.000 partilhas no ‘Facebook’.
Num registo visual dinâmico, os filmes relevam o património material e imaterial dos seis municípios, incluindo sítios emblemáticos como o Parque Nacional de Peneda Gerês, os santuários, basílicas, mosteiros e igrejas de cada concelho, até momentos festivos de grande relevo como o São João de Braga, a Festa das Cruzes, Festa das Colheitas, Festas de Santo António de Amares e Vila Verde e Feira Mostra de S. Martinho, entre outros.
A campanha audiovisual foi encomendada pela CIM do Cávado no âmbito da sua Capacitação Institucional e foi produzida e realizada por Martin Dale, gerente da produtora independente ‘Sombra Chinesa’ e docente de Audiovisual e Multimédia do curso de Ciências de Comunicação, da Universidade do Minho.
A equipa técnica envolvida no projecto também incluiu João Braga e ‘Os Fredericos – The Movie Makers’. O filme promocional sobre Esposende também contou com o apoio de Forum Esposendense para as imagens subaquáticas.
Com um recorde de 301 filmes inscritos e com a presença de 52 países, esta 9ª edição do ART&TUR recebeu os maiores talentos de cinema associado ao turismo.
Com a duração de cerca de três minutos, cada filme mostra a singularidade das paisagens, as gentes e suas tradições, o melhor do património costumes e tradições de cada concelho, tendo a sua publicação tornado viral em todos os meios digitais.
Os vídeos podem ser vistos através da página institucional do Facebook, www.facebook.com/cimcavado ou através do canal Youtube.