Armando Caldas, cabeça-de-lista do Nós, Cidadãos! por Braga elege a construção do novo Hospital de Barcelos como uma das suas grandes prioridades.
“Apesar do grande esforço desenvolvido por todos os profissionais deste hospital, fica claro que as actuais instalações não correspondem aos parâmetros exigidos para um Hospital, o que se traduz em graves implicações ao nível da capacidade de abarcar novos recursos humanos”, afirmou Caldas no entro com a administração do Hospital de Santa Maria Maior.
Caldas aponta como “limitações” o bloco operatório, com apenas duas salas, a consulta externa e o internamento.
O candidato afirma que “é notório o esforço comum de melhoria das condições de serviço do hospital, mas efectivamente este edifício, cujas instalações mais recentes foram construídas em 1973 para complementar as instalações conventuais originais, ambas pertencentes à Santa Casa de Misericórdia, não tem as dimensões necessárias para uma efectiva e tão necessária remodelação”, fazendo da construção de um novo Hospital “uma necessidade inadiável para garantir minimamente a qualidade da assistência à população que serve”.
Já José Miguel Anjos, Mandatário da candidatura e número 2 por Braga, considera que “torna-se evidente, pelos dados que os membros do conselho de administração nos transmitiram, que a existência de um Hospital em Barcelos justifica-se plenamente, tendo em conta o número de utentes e a área geográfica que cobre”.
“O único caminho a seguir é claramente a construção de um novo Hospital que valorize o acesso à saúde desta população”, sublinha.