O Campo da Vinha é palco até terça-feira da Feira Gorda, composta por momentos de diversão como música tradicional, teatro, concurso de máscaras, gigantones, cabeçudos e, para os mais pequenos, insufláveis e pinturas faciais.
“Esta é uma das tradições que se tem vindo a perder resumindo-se apenas à comercialização e consumo de carne de porco naquele que era o último domingo antes do Carnaval, costume que dava inicio à Quaresma”, explicou este sábado Altino Bessa, vereador do Ambiente e Desenvolvimento Rural da autarquia, na inauguração do certame.
“O domingo de Carnaval é característico pelas suas tradições religiosas, mas também gastronómicas, o que nos dias de hoje apenas ganha expressão nas zonais mais rurais. O que desejamos é preservar e dar continuidade a este tipo de identidade, e em especial reavivá-las no meio urbano”, acrescentou o autarca.
Para além dos eventos que compõem o programa do evento, a Feira Gorda conta com a exposição de produtos típicos e tradicionais alusivos à quadra, assim como da oferta de prémios aos 50 primeiros mascarados que se dirijam à Feira Gorda na terça-feira, dia de Carnaval.