A primeira fase de candidaturas à licenciatura em Música da Universidade do Minho, cujo acesso é feito por concurso local, abriram esta segunda-feira, prolongando-se até 30 de Abril. Há 40 vagas disponíveis.
Fonte da reitoria adianta que o concurso local de acesso exige o 12.º ano concluído ou equivalente, a prova de ingresso de Português ou História ou Matemática e uma prova de aptidão vocacional (escrita e prática). As provas são de 7 de Maio a 18 de Junho. A licenciatura tem a duração de três anos e decorre em regime pós-laboral no Edifício dos Congregados, na avenida Central, em Braga.
O curso tem um corpo docente de referência e proporciona uma formação especializada em três áreas – Ciências Musicais, Interpretação/Direcção Coral e Interpretação/Instrumento (em clarinete, contrabaixo, cravo, fagote, flauta transversal, guitarra clássica, oboé, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola de arco, violino ou violoncelo). A cultura de internacionalização do curso estimula o intercâmbio na rede de ensino superior europeu e a extensão à comunidade gera vários projectos de investigação e performance, como o Coro e Orquestra Académica da UMinho.
Esta licenciatura – acentua a UMinho – tem elevados índices de empregabilidade e pauta-se por uma cultura de competitividade, em que as vertentes performativas e de investigação são direccionadas para o acesso a uma pós-graduação na área do ensino e para o exercício de profissões, em particular na área de instrumento e direcção coral, bem como a investigação musicológica, edição, crítica, divulgação e gestão do património musical e actividades culturais.
Os interessados podem preencher o boletim de inscrição em www.musica.ilch.uminho.pt