O PCP inquiriu o Governo sobre os investimentos previstos para restinga e barra de Esposende, que atravessam “graves problemas” de navegabilidade, afectando não só a comunidade piscatória como o turismo.
No requerimento enviado aos ministros do Mar e do Ambiente, respectivamente Ana Paula Vitorino e João Marques Fernandes, Carla Cruz, deputada comunista eleita pelo círculo de Braga, querer saber se os 60 milhões de euros disponíveis em 2018 para proteger o Litoral estão contempladas verbas para a realização das intervenções na restinga, no canal de navegabilidade do rio Cávado e barra de Esposende, bem como a construção do molhe norte.
Carla Cruz solicita ainda o envio dos projectos, calendarização de execução e respectivos montantes envolvidos.
“Reconhece o Governo que o assoreamento do canal de navegação e da barra ameaça a segurança dos pescadores e diminui a rentabilidade das actividades de pesca e turísticas, colocando em causa a sobrevivência de uma comunidade que vive essencialmente das actividades ligadas ao mar e ao turismo”, questiona Carla Cruz.
“Quando o vai o governo realizar as dragagens na barra e no canal de navegação do rio Cávado repondo condições normais de navegabilidade e segurança”, pergunta ainda.
Referindo que o PCP “há vários anos que reclama a resolução dos problemas com que a comunidade piscatória está confrontada, bem como intervenção na orla costeira de forma a proteger a população que reside e visita Esposende”, a parlamentar comunista recorda que a “restinga constitui uma protecção natural ao avanço do mar e, no caso de Esposende proporciona a defesa da cidade”.
“Caso não sejam tomadas medidas urgentes corre-se o risco de deixar de desempenhar essas importantes funções e expõe-se a população e as estruturas ali existentes a um risco acrescido”, avisa, lembrando que o PCP apresentou em 2016 um projecto de resolução (aprovado por unanimidade na AR) que recomendava a adopção de medidas para garantir a melhoria das condições da barra de Esposende, designadamente a reconstrução do molhe norte, a intervenção na barra, a dragagem do canal de navegação e a reposição da restinga.
FG (CP 1200)