Carlos Almeida defende mais investimento para os Bombeiros Sapadores de Braga para fazer face à “falta de novas viaturas e de operacionais”. O alerta do vereador da CDU foi feito num encontro com o comando dos ‘Sapadores’.
Na reunião que manteve com o comandante João Felgueiras, o vereador comunista previne que mesmo com a abertura de um novo concurso para admissão de pessoal, já previsto pela Câmara, face às várias aposentações ocorridas nos últimos anos, “o corpo de bombeiros permanecerá com um défice de efectivos”, o que” só se resolve com a contratação regular de bombeiros”.
Carlos Almeida, acompanhado pela deputada municipal Bárbara Barros, lembrou que no momento da adjudicação da empreitada alertou “para eventuais desvios de qualidade da obra fruto da significativa diferença entre o valor base do concurso e a proposta vencedora, superior a 400 mil euros.
“Para para além do atraso significativo na execução da obra – o dobro do previsto -, o novo quartel revela já inúmeros problemas, nomeadamente: desgaste excessivo e fissuras no piso, infiltração de água da chuva no tecto, ausência de fontes de energia alternativas aos painéis solares (não têm gerador de emergência), inexistência de parque de viaturas para o pessoal e falta ainda a certificação da instalação eléctrica, o que condiciona o funcionamento dos equipamentos”, refere Carlos Almeida.
Não ignorando a melhoria de condições alcançadas com o novo quartel, inaugurado a 3 de Junho, Carlos Almeida não deixa de criticar “o débil acompanhamento da obra” e o “desajeitado” processo de mudança de instalações motivado pela “pressa da inauguração”.
Na conversa com o comandante dos bombeiros, o vereador da CDU fez questão de enaltecer o trabalho que este tem vindo a desenvolver na corporação, salientando os avanços extraordinários conseguidos na formação dos bombeiros, que “veio recuperar anos de atraso”.
FG (CP 1200)