No âmbito do ‘E-Move – Projecto de Promoção da Mobilidade Sustentável em Esposende’, a autarquia está a implementar um conjunto de acções que visam fomentar a promoção da mobilidade sustentável no concelho. Dotar o Centro de Educação Ambiental com veículo eléctrico é uma delas.
A operação ‘E-Move’ tem como principal propósito, referem em comunicado as empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, “promover uma maior consciência ambiental dos munícipes no que diz respeito às alterações climáticas, em particular no que diz respeito à necessidade de redução da emissão de gases com efeito de estufa, realçando o impacto significativo que o sector dos transportes desempenha a esse nível”.
Destacar o papel individual e colectivo na “implementação de soluções de mobilidade activa e suave no território, incentivando a utilização e usufruto de alternativas de mobilidade mais amigas do ambiente, nomeadamente através da promoção da utilização das ecovias para deslocação no quotidiano”, são outros dos objectivos enumerados.
EIXOS DE INTERVENÇÃO
O projecto estrutura-se em três eixos de intervenção, que se suportam e complementam: distribuição de folhetos informativos, produção de um vídeo – Storytelling -, a criação da mascote ‘O Faísca, e lançamento do concurso de ideias junto da comunidade escolar; valorização do Centro de Educação Ambiental (CEA) com um carro eléctrico e a exposição ‘Ambiente Interactivo’ com um módulo interactivo sobre mobilidade sustentável são dois dos eixos.
O terceiro pretende incentivar aos munícipes, banhistas e turistas, através da distribuição de merchandising a colocar no estacionamento para bicicletas em pontos-chave das ecovias e acesso às praias, a realização caminhadas e passeios de bicicleta pelas ecovias do concelho.
O projecto, cofinanciado pelo Fundo Ambiental em 70% do investimento total – 42.423 euros – “contribui para a prossecução dos objectivos da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2020)”. Enquadra-se no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, em particular no que diz respeito ao ODS 11 ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ e ODS 13 ‘Acção Climática’, mas também o ODS 3 ‘Saúde de qualidade’, “actuando ao nível da promoção de hábitos de vida saudáveis, que também são objectivos estratégicos do município de Esposende e da Esposende Ambiente no âmbito da sua politica de sustentabilidade”.