A Casa das Artes de Famalicão apresenta este sábado, pelos 21h30, ‘Maria de Buenos Aires’, uma ópera-tango do argentino Astor Piazzolla.
O universo da opereta ‘Maria de Buenos Aires’, composta por Piazzolla, libreto de Ferrer, é o onírico e alucinante. Dividida em 17 quadros, alterna entre seções cantadas, recitadas e instrumentais, abordando temas como vida, morte, ressurreição e maternidade.
A versão actual buscando um maior equilíbrio entre as dimensões musical e textual, reforça a interacção entre música, dança e acção dramática. O enredo segue Maria, uma figura da boémia nocturna de Buenos Aires, que transita entre os mundos dos vivos e dos mortos, numa jornada de empoderamento feminino.
Na primeira parte, evocada a sal presença pelo Duende, Maria retorna à sua vida de luxúria e a sua trajectória é marcada por uma série de abusos. Ferida e hospitalizada, Maria encontra-se entre a vida e a morte.
Na segunda parte, Maria regressa enquanto sombra entre mortos-vivos, revivendo dilemas existenciais. Por fim, ao receber uma mensagem de amor do Duende, engravida. No clímax, Maria renasce da sua própria sombra, consciente de sua luta contra a opressão feminina e emergindo como um ícone de poder e liberdade.
Entrada: 6 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 3 euros | Classificação: M/6 | Duração: 60 min.
FIXA TÉCNICA
De Astor Piazzolla
Libreto: Horácio Ferrer
Direcção artística e encenação: António Salgado, Jorge Salgado Correia
Direcção de Movimento e Coreografia: Cláudia Marisa
Coreografia – Tango: Maria de Belén Giachello
Direcção Musical: Jorge Salgado Correia, David Loyd e António Salgado
Direcção Vocal: António Salgado
Co-repetidor: David Ferreira
Elenco (solistas): Marai de Belén Giachello, António Durães, Mário Alves, Tiago Amado Gomes
Elenco (coro): Beatriz Gomes, Lioba Vergely, Isabel Gundana, Ana Rita Cruz, Tiago Amado, Gustavo Godinho, Miguel Marinho, Pedro Santos
Cenografia: Carlos Neves
Figurinos: Manuela Bronze
Desenho de luz: Rui Damas
Desenho de Vídeo (conteúdos): Hugo Mesquita
Vídeo (filmagem, registo): João Pereira
Desenho de Som: Miguel Canelhas
Maquiadora: Ana Sousa
Direcção de cena e Produção: Anita Magalhães Faria, Lara Soares
Produção: Associação Portuguesa de Flautas, Casa das Artes de Famalicão, Teatro de Barcelos, Teatro de Ponte de Lima, Universidade de Aveiro, Inet-MD, OperaNorte
Co-produção: Casa das Artes de Famalicão, Associação Portuguesa de Flautas, Teatro Diogo Bernardes e Teatro Gil Vicente.