A Casa das Artes de Famalicão inaugura este sábado, pelas 17h00, a exposição ‘Federico Fellini, Il Maestro’, uma mostra integrada na programação do 7.º Episódio do Close-Up que decorre entre os próximos dias 15 e 22,
Resultado da parceria da Casa das Artes de Famalicão com o Museu de Cinema de Melgaço – Jean-Loup-Passek, a exposição tem como suporte a mostra que assinalou o centenário do nascimento de Fellini.
A exposição, patente no foyer, revela cartazes, fotografias e desenhos do cineasta italiano, e pode ser vista até ao fim do ano, com entrada livre.
Federico Fellini, nascido em Rimini, antes de ser realizador foi desenhador, caricaturista, cartoonista: lugares de desenhos de personagens, gestos, expressões, cenários e sonhos.
O desenho perdurou como parte do seu processo criativo e funcionava também como terapia.
Um realizador visionário, então, em que muitas vezes os desenhos antecipavam o guião, o guarda-roupa, os cenários, a luz ou as características dos interpretes, servindo para familiarizar e aproximar os seus colaboradores da narrativa, da natureza e da identidade do filme.
Os desenhos de Fellini eram uma antecipação fragmentada do filme.
Os filmes, uma analogia da sua vida: todos transportam memórias, sonhos, histórias e acontecimentos vividos ou sonhados por Fellini.