O número de casos de Covid-19 em Portugal subiu de 448 para 642 casos esta quarta-feira. O aumento do número de doentes, em 194, é o maior registado até agora, registando-se duas vítimas mortais. Três já recuperaram.
De acordo com o boletim da situação epidemiológica no país divulgado esta quarta-feira de manhã pela Direcção-Geral da Saúde, o número de infectados com o novo coronavírus aumentou para 642, dos quais 89 estão internados, 20 em cuidados intensivos.
O relatório eleva para dois o número de mortos, contabilizando há o óbito de António Vieira Monteiro, presidente do Santander, que morreu esta quarta-feira, no hospital de São José, Lisboa.
Do total de doentes confirmados, três já recuperaram. A aguardar resultado laboratorial estão ainda 351 casos suspeitos.
Dos casos confirmados (que incluem 16 crianças com menos de 10 anos – mais 13 que ontem), 63 foram importados de territórios estrangeiros – a maior parte de Espanha (18), Itália (17) e França (13).
Os restantes casos foram provocados por contágio ocorrido dentro do país, havendo actualmente 24 cadeias de transmissão activas.
Quanto às áreas de residência, a maior parte dos doentes infectados (289) vive na região Norte, seguindo-se a Grande Lisboa com 243 casos, a zona Centro com 74, o Algarve com 21, o Alentejo entra pela primeira vez nas estatísticas com dois, Açores com três, Madeira com um e países estrangeiros com nove.
Desde 1 de Janeiro de 2020, as autoridades de saúde registaram 5067 casos suspeitos, dos quais 4074 não foram confirmados. Mais de 6600 contactos estão em vigilância pelas autoridades de saúde.