Os deputados do CDS-PP Hélder Amaral, Telmo Correia e Vânia Dias da Silva questionaram, esta terça-feira, as Comunidades Intermunicipais do Ave e do Cávado no sentido de saber “quais os municípios que têm transportes públicos, qual vai ser a redução tarifária em cada um dos municípios e que investimento representa esta redução para cada um deles”.
No decorrer da semana o Governo anunciou que o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos “vai atingir os 116 M de euros, com as autarquias a colocarem 12 M de euros, mais do que o inicialmente previsto”, pode ler-se em nota enviada.
De acordo com o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, além das duas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto, 23 Comunidades Intermunicipais (CIM) fizeram propostas para aplicação das verbas.
Na mesma nota pode ainda ler-se que “por sua vez, o primeiro-ministro afirmou, em declarações a órgãos de comunicação social, que não é verdade que a redução tarifária seja exclusiva de Lisboa ou do Porto, e respectivas áreas metropolitanas, mas que se trata de um programa nacional ao qual aderiram todas as CIM”.
Em jeito de conclusão, os centristas apontam ainda que “o primeiro-ministro garantiu mesmo que em 18 CIM haverá, já a partir do próximo dia 1 de Abril, redução nos tarifários dos respectivos títulos de transporte, o que, afirmou, significa que 85% da população portuguesa poderá beneficiar desta redução de tarifários”.