A CDU – Coligação Democrática entregou, esta quinta-feira, no Tribunal de Braga, a lista concorrente às Eleições Legislativas de 18 de Maio. O candidato mais jovem tem 20 anos e o mais velho 65, e metade são mulheres.
Desta forma, Sandra Cardoso, 1ª candidata, acompanhada pelo mandatário regional, Torcato Ribeiro, procedeu à formalização da candidatura da coligação que envolve PCP, PEV, ID e independentes.
Em declarações à imprensa, Sandra Cardoso afirmou que a CDU “parte para esta batalha com o objetivo de voltar a eleger deputados da CDU pela região”, referindo que “os deputados da CDU fazem a diferença” e que a coligação PCP/PEV “é indispensável, com eleitos incansáveis na defesa do povo e dos trabalhadores”.
“Ouvimos das pessoas que somos fundamentais. Para isso, precisamos de voltar a eleger deputados por Braga. Os deputados da CDU são bater-se pelo reforço do Hospital de Braga, pelo novo Hospital em Barcelos, pelo Passe Intermodal na região, pela ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães, pela reposição das freguesias extintas, pela regionalização”, acrescentou. “Só temos uma cara! Ao contrário de PS, PSD, CH e IL, o que dizemos na região, dizemos e fazemos na Assembleia da República.”
Torcato Ribeiro, destacou que a candidatura “é composta por homens, mulheres e jovens com profunda ligação à realidade do distrito e provas dadas de trabalho em defesa dos interesses das populações e dos trabalhadores. Participam candidatos com filiação no PCP, no PEV e independentes. São pessoas com uma intensa intervenção no Poder Local Democrático, em estruturas representativas dos trabalhadores, em associações de agricultores, em organizações de defesa dos direitos específicos das Mulheres, no Movimento Associativo Popular e em Associações Juvenis”.
A CDU destaca que dos seus 24 candidatos 38% são delegados, dirigentes sindicais ou membros de comissões de trabalhadores; 46% são ou foram eleitos em autarquias locais; 38 são dirigentes associativos; 50% são operários ou empregados; candidato mais jovem tem 20 anos e o mais velho 65; e que as mulheres correspondem a 50%.