A CDU expressa a “firme condenação do acto provocatório” com recurso “à intimidação e ao insulto” levado a cabo por um grupo de extrema-direita em Cabeceiras de Basto, ocorrido na passada terça-feira, no Auditório Caso do Tempo onde se realizava uma acção de sensibilização sobre diversidade, género e orientação sexual.
Em comunicado ao PressMinho, a coligação PCP/PEV sublinha que “esta e outras manifestações de grosseira intolerância que lamentavelmente ocorreram correspondem a acções motivadas pelo ódio e exigem uma resposta célere e firme das autoridades competentes”.
“É fundamental combater o clima de condicionamento e medo que alguns pretendem instalar e defender os valores de Abril, da democracia, da liberdade e da justiça social”, remata o comunicado.
Recorde-se que elementos do grupo extremista Habeas Corpus, presidido pelo ex-juiz negacionista Rui Fonseca e Castro, candidato às Eleições Europeias pelo Ergue-te (antigo PNR), interromperam, na terça-feira, a sessão, com objectivo de expulsar as dezenas de pessoas que participavam no encontro. Tinham viajado de Lisboa para o fazer.
A situação gerou uma troca de insultos e de ameaças, mas não chegou a haver confrontos físicos.
A GNR foi chamada a intervir e acabou por retirar os invasores do auditório.
Fernando Gualtieri (CP 7889)