Cumpriu-se esta sexta-feira, a tradicional Ceia de Natal dos Autarcas do município de Braga. O convívio reuniu mais de 350 pessoas, entre as quais os presidentes e membros dos órgãos autárquicos das 37 freguesias e uniões de freguesia.
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, o encontro “dá corpo a um espírito de cooperação que se mantém ao longo de todo o ano”, e que se reflecte nas “diversas formas de colaboração entre a Câmara e as juntas de freguesia”.
Rio frisou que a autarquia tem tido “a preocupação de olhar da mesma forma para todas as freguesias do concelho, uma vez que todos desenvolvem o seu trabalho com um objectivo comum que é o bem-estar da população”.
“Actualmente na Câmara não existe qualquer tipo de discriminação pois tratamos de igual forma as freguesias urbanas e rurais, as grandes e as mais pequenas, sem olhar a cores políticas ou opções partidárias”, referiu Ricardo Rio, dando como exemplo os vários acordos de execução de delegação de competências celebrados entre o município e as juntas, que se traduzem numa “relação de confiança fortíssima entre todos”.
Ricardo Rio destacou, igualmente, a importância do trabalho do Poder Local no processo de transformação das comunidades, salientando o forte “impacto em termos de desenvolvimento do território, de valorização e criação de condições de qualidade de vida para as populações”.
Apesar de todas as condicionantes com que se deparam as autarquias, quer em termos financeiros, quer ainda de recursos humanos, Ricardo Rio lembrou que a actividade autárquica deve sempre pautar-se por uma “verdadeira cultura de serviço à comunidade”.