O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, comemora dia 17 de setembro, às 22h00,o seu 11.º aniversário com um concerto da mítica banda britânica The Tiger Lillies. A entrada é livre.
“É a celebração de 11 anos de uma intensa atividade cultural, marcada num concerto que é uma ode à vida e obra de uma mulher que se tornou lenda. ‘Madame Piaf’ é um sincero tributo ao ‘Pequeno Pardal’ francês, Edith Piaf, num projeto que serve como uma luva à banda que lhe dá corpo”, sublinha o organismo.
O Centro – acrescenta – “tem feito uma aposta veemente numa programação que se quer de excelência, trabalhando em sinergia com outros agentes culturais”. Para celebrar a data, o CCVF apresenta um espetáculo para perdurar na memória. São os míticos The Tiger Lillies que vêm cantar os parabéns.
E sublinha: “Os The Tiger Lillies contam com uma carreira de aproximadamente um quarto de século e continuam a ser uma das bandas mais originais e provocadoras, desafiando todos os rótulos e géneros. Com um longo percurso pejado de sucessos e uma marca indelével na história da música britânica, o universo de The Tiger Lillies é negro e peculiar, com momentos que passam pela tristeza profunda, pela beleza imensa ou ainda por um humor controverso. A sua identidade é marcada por uma ironia refinada e performances triunfais que chocam, encantam e divertem. São já incontáveis as atuações que fizeram um pouco por todo o mundo e, no repertório, contam com uma vasta lista de colaborações com vários artistas das mais diversas áreas”.
Este trio icónico traz a Guimarães ‘Madame Piaf’, um concerto que se antevê memorável. Aquando do centésimo aniversário da célebre cantora, os The Tiger Lillies desenharam um projeto que pretende celebrar a vida e obra de uma mulher que atingiu a imortalidade através da voz.
O álbum e o espetáculo incluem uma mistura de novas músicas originais escritas por Martyn, fundador da banda, a que acrescem ‘covers’ das músicas de Piaf, cantadas em inglês, incluindo as icónicas ‘La Vie en Rose’ e ‘No Regrets’ (‘Non, Je ne Regrette Rien’). The Tiger Lillies reproduzem assim um tema que tanto lhes apraz, a vida boémia de Piaf na capital francesa.
Luís Moreira (CP8078)