Braga recebe, ao final da tarde de 19 de Maio do próximo ano, e após 30 anos de ausência, um dos mais importantes e mediáticos momentos do Rally de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis, com o Braga Street Stage que coroa a prova rainha do WRC em Portugal. Braga assume-se, assim, como a principal novidade do calendário anual da prova portuguesa do WRC (World Rally Championship).
O Centro Histórico da Cidade de Braga é o palco da ‘classificativa espectáculo’ do Rally de Portugal – que cumpre 50 anos-, naquela que será uma das mais emblemáticas Super Especiais de sempre, com uma extensão aproximada de 1,9 km disputados em dupla passagem num formato ‘Street Stage’.
Os reconhecimentos realizam-se ao meio do dia com utilização dos veículos de competição. O intervalo entre os reconhecimentos e a prova é preenchido com várias animações, entre as quais uma competição destinada a veículos clássicos desportivos.
A operação implica a montagem de um verdadeiro circuito urbano no coração da cidade. Para que os constrangimentos inerentes à passagem desta ‘especial’ pelo centro histórico sejam reduzidos ao mínimo indispensável a autarquia tem vindo a trabalhar com inúmeras entidades, entre elas a Câmara Municipal do Porto, que tem dado todo o apoio ao município bracarense, bem como com as forças de segurança “no sentido de estudar cuidadosa e meticulosamente todas as opções a tomar”.
Olhos do mundo postos na cidade
Para Ricardo Rio, “este é um evento que a Câmara está a preparar cuidadosa e detalhadamente com o Automóvel Clube de Portugal há meses” explicou, adiantando a definição estratégica da escolha da localização desta ‘Super Especial’.
“A realização desta prova, que é transmitida para todo o mundo e que chegará a mais de 70 milhões de espectadores, não se poderia realizar noutro local que não no nosso centro histórico. Mostraremos o que de melhor Braga tem e contribuiremos desta forma para a procura e promoção turística da cidade e da marca Braga, num evento único, de alcance global. Em suma, teremos o Mundo a olhar para nós. Braga será o centro de todas as atenções”, explicou o autarca.
Um estudo realizado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade do Minho, revela que a despesa directa total gerada pelo WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do turismo do Porto e Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu mais de 65 milhões de euros em edições anteriores.
Além deste valor directo, a audiência acumulada da prova foi estimada em mais de 73 milhões de espectadores, que geraram um impacto adicional indirecto superior a 62 milhões de euros, dando assim origem a um volume total de mais de 127 milhões de euros de retorno para a economia do turismo e imagem do destino.
.