Desporto e festa, este o resumo do que aconteceu esta quinta-feira durante o 1.º Encontro Boccia Sénior, que juntou cerca de 250 atletas no pavilhão municipal de Ferreiros, em Braga.
Visando proporcionar aos idosos momentos de convívio de actividades desportiva, combatendo assim o isolamento, o encontro, organizado conjuntamente pela Câmara e Secção de Desporto Adaptado do Sporting Clube de Braga, contou com a participação de 20 equipas, oriundas das mais diversas instituições de apoio à terceira idade e das freguesias e uniões de freguesias do concelho.
O evento pretendeu que os participantes colocassem em prática, através do jogo formal, as competências adquiridas ao longo do primeiro trimestre de existência do programa.
Para Firmino Marques, vice-presidente da autarquia, “este programa é uma aposta ganha porque envolve as comunidades locais e teve uma excelente aceitação”.
“No total estiveram aqui cerca de 250 pessoas, o que é notável para uma iniciativa que está a dar os primeiros passos. Viveu-se um salutar ambiente desportivo e de promoção do bem-estar, sendo que o boccia é uma modalidade que todos podem praticar e onde Braga tem vários atletas de renome nacional e mundial que são um exemplo de superação e dedicação”, afirmou.
Os atletas seniores disfrutaram, assim, do prazer de jogar e de ‘competir’ e, com isso, romperam estigmas associados ao envelhecimento, como a rotina, a inactividade, o isolamento social e a falta de autonomia.
O boccia sénior consiste numa modalidade desportiva adequada e adaptada à condição física dos mais idosos, sendo um jogo de estratégia estimulante, capaz de promover o raciocínio, a concentração e a memória, ao mesmo tempo que desenvolve a destreza física e motora dos seus praticantes. Para além das mais-valias a nível físico e psicológico, é uma modalidade que promove o convívio e a socialização, contribuindo para a quebra de rotinas e do isolamento muito comum em faixas etárias mais avançadas.
[/images]