São cerca de 300, as pessoas que participam numa produção teatral religiosa que liga a história dos três Mosteiros Românicos à Semana Santa, em Ponte da Barca, oferecendo “uma experiência única que combina tradição, fé e cultura, num trio de encenações que será enriquecido por música ao vivo”.
O município barquense avança em comunicado, que todas as peças são interpretadas por atores e figurantes locais, provenientes das diversas freguesias do concelho, “criando uma atmosfera imersiva que transportará os espetadores para os momentos mais marcantes da história cristã”.
O programa tem início no dia 12 de abril, às 21h30, no Mosteiro de Vila Nova de Muía, com a encenação de ‘O Sermão da Montanha’, que abarca desde o nascimento de Cristo em Belém até à Sua chegada a Jerusalém.
Já no dia 17, às 21h30, a encenação de ‘A Dolorosa Paixão de Jesus Cristo’ acontece nos arredores do Mosteiro da Freguesia de Bravães, tendo por tema as últimas vinte e quatro horas de Cristo na terra.
Por fim, no dia 19, às 22h30, é encenada ‘A Ressurreição de Jesus Cristo’ no Mosteiro Românico de São Martinho de Crasto.
Os três locais escolhidos para estas representações são verdadeiros testemunhos do legado do românico em Portugal, destacando-se não apenas pelo seu valor arquitetónico e religioso, mas também pela envolvência paisagística única que os rodeia.
Foto CMPB