As Termas Romanas do Alto da Cividade foram o palco ‘natural’ para a apresentação, esta sexta-feira, da Braga Romana 2022. De 25 a 29 de Maio, todos os caminhos vão dar a Bracara Augusta.
Após um período de paragem devido à pandemia de covid-19, a cidade de Braga veste-se a rigor para celebrar a sua fundação e recriar o quotidiano de Bracara Augusta.
Este evento “único e apaixonante”, que celebra os primeiros tempos da ‘Opulenta e Aeterna Cidade de Bracara Augusta’, fundada há mais de dois mil anos pelo imperador César Augusto, é construído por muitos participantes – ou bracaraugustanos – que dão corpo, ao longo de cinco dias, a 72 horas de programação, com 240 actuações em cinco palco, 120 actividades pedagógicas e mais de 70 entidades associativas e escolares envolvidas no evento.
Só a cerimónia de abertura (Ludi Florei – Florália) conta com a participação de cerca de 2.600 crianças e de 80 entidades, entre escolas, grupos de teatro e associações.
Já o cortejo triunfal (Bracara Augusta Triumphalis) tem mais de mil participantes e cerca de 40 entidades envolvidas. E o mercado romando recebe 115 mercadores.
Como afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, este é um “projecto mobilizador da sociedade bracarense, que tem o mérito de agregar cidadãos, comerciantes, instituições, associações e escolas, sendo também parte integrante da estratégia de divulgação da história e do património desta cidade bimilenar”.
As ruas do centro histórico são, uma vez mais, o palco privilegiado para a reconstituição das actividades económico-sociais da época, para a animação de rua constante, cortejos, espectáculos e representações teatrais.
No primeiro dia das celebrações, 25 de Maio, é no Rossio da Sé que acontece um dos espectáculos mais popular, o Rito fundacional de Bracara Augusta.
Dois dias depois, sexta-feira, dá-se o cortejo triunfal, e no dia seguinte, à tarde, quatro crianças recebem o baptismo romano.
Para as 17 horas do último dia, regressa o ritual do casamento. À noite, o funeral romano, no largo D. João Peculiar, encerra o evento oficial.
Braga celebra, assim, em festa, o seu legado, os sítios visitáveis, a sua identidade e em comunidade assiste a um ecléctico e inspirador programa cultural e pedagógico com as artes circenses, cortejo triunfal, representações dramáticas, visitas guiadas e personificações mitológicas, numa viagem no tempo verdadeiramente inesquecível.
“Vista-se a rigor, delicie-se com iguarias romanas revisitadas para si, encante-se com os bailarinos e dance ao som da música do Deus Lupercus, divirta-se com as pantominas dos actores, aprenda estratégias nos jogos, saúde a Júpiter, honre a Marte com os Legionários e usufrua dos produtos artesanais”, convida a Fundação Bracara Augusta e Associação Empresarial de Braga, e os parceiros Turismo Porto e Norte e Museu da Geira, do Núcleo Museológico de Campo do Gerês, em Terras de Bouro.
Toda a programação está disponível AQUI.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)