A Câmara de Braga recorre ao projecto EcoMov para valorizar e promover a aprendizagem e a brincadeira nos espaços exteriores das escolas do concelho, que este ano lectivo com a participação de cerca de 488, distribuídas por 25 sessões, das quais 10 sessões dedicadas ao pré-escolar, anunciou a autarquia.
Desde que o EcoMov teve início foram realizadas 75 sessões envolvendo 1.460 crianças. Estas foram dinamizadas em parceria com três projectos distintos e que têm em comum a promoção de actividades em espaço exterior com o objectivo de proporcionar às crianças e o contacto com a natureza: BioAventuras, Pegadas do Brincar e Vincular.
Este ano lectivo, as actividades centraram-se na promoção da literacia ambiental e no fortalecimento do sentimento de pertença das crianças em relação ao património natural local, particularmente no que diz respeito ao património arbóreo de interesse público do concelho.
Segundo a autarquia, “a avaliação de satisfação apurou que 83,3% dos educadores e professores participantes consideraram a experiência fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças”.
LITERACIA AMBIENTAL
Altino Bessa, vereador do ambiente, destaca a importância acrescida deste projecto na promoção do contacto das crianças com a vertente natural do seu concelho.
“O nosso principal objectivo é que as crianças possam usufruir dos espaços naturais, mas também descobrir alguns dos elementos da natureza. Tentamos aliar as actividades às estações do ano para que possam cimentar esta transição natural e identificar as alterações que a natureza provoca nas diferentes estações”, afirma.
O vereador sublinha que o EcoMov proporciona às crianças espaço e tempo para brincar e, em simultâneo, permite que descubram as maravilhas da natureza.
“Através deste projecto conseguimos proporcionar aos mais jovens um contacto directo com o exterior e levá-los à descoberta de todo um mundo que está no jardim, na rua, na árvore, no lago ou charco. Só através de um contacto próximo podem vivenciar e sentir a natureza que os rodeia. Ao assistir a algumas destas sessões apercebemo-nos que existem crianças que nunca sentiram o toque na terra, pelo que só este facto revela que o projecto é fundamental e imprescindível para promover a literacia ambiental”, adianta.
No final da sessão é entregue a cada criança uma check-list que contém um convite para descarregar a versão digital do ‘Guia Verde da Cidade’ para que, em família, possam explorar os espaços verdes e árvores de interesse público do concelho.