A Câmara de Vila Nova de Cerveira promove, nos próximos 18 meses, um projecto que visa “a aproximação e a apropriação do castelo pela comunidade, criando condições para a revitalização económica e turística do monumento nacional”.
Em comunicado, a autarquia adianta que o projecto envolve um grupo de acção local no âmbito do projecto europeu ARCHETHICS, uma das 30 redes financiadas a nível europeu pelo programa URBACT IV, tendo em vista “não deixar cair no esquecimento o actual abandono do castelo de Cerveira”.
Na primeira reunião formal de actores locais e regionais afectos ao projecto, Rui Teixeira, presidente da autarquia, afirmou que esta é uma “batalha travada há já dois anos, desde a tomada de posse, pois a intenção é devolver o Castelo a Cerveira”, definindo “um projecto sólido” para o ex-libris da vila alto-minhota.
“No âmbito deste projecto, que se estende até Julho de 2025, cada parceiro da rede tem a responsabilidade de elaborar um Plano de Acção Integrado para fazer face ao desafio do seu território”, descreve o município.