Receita da Naquim é o resultado da parceria entre a minhota LETRA e cervejeira brasileira Cevada Pura, com ingredientes característicos dos dois países.
A cervejeira vilaverdense LETRA viaja até Barcelona para apresentar, nos dias 4, 5 e 6 de Março, esta cerveja juntamente com a edição maturada em carvalho –LETRA on OAK – num dos mais conceituados festivais de cerveja artesanal da Europa, o Barcelona Beer Festival.
Com o nome Nanquim surge o resultado da colaboração cervejeira entre Portugal e Brasil. Trata-se de uma cerveja do estilo Imperial Stout que foi fermentada com levedura de cachaça e posterior adição de sementes de cacau da Bahia.
Através da colaboração que a cervejeira LETRA tem com a Quinta do Portal, S.A, implementaram um processo de maturação de 10 meses em barrica de vinho do Porto com anterior estágio em aguardente vínica, tornando-se uma cerveja com complexidade única.
Pelo facto de se tratar de uma cerveja com uma cor preta carregada, o nome Nanquim é uma alusão à tinta preta obtida a partir do pigmento produzido pelos octópodes (polvo e lula). Tinta Nanquim já era usada à 2000 AC na escrita de manuscritos.