Os fogos florestais não dão tréguas aos bombeiros no distrito de Braga. Dos 20 incêndios em curso, 8 estão a preocupar a Protecção Civil (PC), nomeadamente o que decorre em Valdreu, Vila Verde, onde o fogo ameaça habitações. Está a ser combatido por uma dezena de operacionais, apoiados três viaturas.
Cerca das 15h30 desta quinta-feira, os dados da PC mostram um mapa preocupante um pouco por todo o distrito. Além do fogo de Valdreu, estão a merecer atenção redobrada os que queimam mato e áreas agrícolas em Barcelos (Tamel St.ª Leocádia e Vilar do Monte), Vieira do Minho (Rossas) e Cabeceiras de Bastos (Refojos, Outeiro e Painzela). Estes três fogos estão a ser combatidos por meios aéreos.
Em Famalicão (Pousada de Saramagos), Fafe (Agrela e Serafão) e Vizela (Santa Eulália) e Celorico de Basto (Caçarilhe e Infesta) são outros dos fogos mais preocupantes.
As chamas consomem ainda áreas agrícolas em Braga (Lomar e Arcos), matos em Terras de Bouro (Chourense e Monte), Guimarães (Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia) e Barcelos (Vila Cova e Feitos).
No terreno estão 423 operacionais, 125 viaturas e três meios áreas.
No território nacional estão em curso e em fase de resolução 149 incêndios, combatidos por 4 309 operacionais, apoiadas por 1347 viaturas e 27 meios aéreos.
Fernando Gualtieri (CP 1200)