As tradicionais chegas de bois voltam a fazer parte de cartaz do Mercado da Castanha que decorre em Vieira do Minho, entre esta sexta-feira e domingo.
Mais de duas dezenas de belos exemplares de touros da raça barrosã voltam a encantar e preencher por completo o Parque dos Moinhos, uma prova inequívoca do extraordinário trabalho dos criadores de animais da raça barrosã do concelho.
O evento, apresentado oficialmente, pelo presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso conta também com a participação de 31 expositores/produtores locais que vão comercializar as castanhas e os produtos locais provenientes das colheitas de outono (hortaliças, frutas, feijão amarelo, fumeiro, azeite, chás, broa, mel, compotas,), vinho verde, queijo, chás, plantas e ervas aromáticas, doçaria e o artesanato local.
O evento – disse o autarca – “tem por objetivo dar a conhecer as potencialidades económicas da região, valorizar os produtos característicos da época e aproximar quem produz de quem consome, potenciando negócios para os produtores do concelho”.
“O Mercado da Castanha é acima de tudo uma grande mostra de produtos locais, que a par da comercialização da castanha e dos vários produtos locais, o visitante pode também encontrar o característico artesanato”, vincou o presidente.
COBERTURA DA RTP
Uma das novidades é a presença da RTP1 na tarde de sábado com a emissão do programa Aqui Portugal.
Apresentado por Joana Teles, Hélder Reis e Catarina Camacho, o programa será transmitido em direto dos Paços do Concelho entre as 11h00 e a 20h00.
Outra grande novidade é a presença de uma prova e mostra de vinhos que conta com a presença de 12 adegas Cooperativas.
A autarquia volta a realizar uma palestra que aborda temas relacionados com a castanha e a sua produção. Em colaboração com a Direção Regional de Agricultura, no sábado de tarde, dia 10, os agricultores e produtores podem assistir ao debate sobre o modo de produção de castanha na região do Minho e a vespa da galha do castanheiro.
Ainda no sábado, dia 10, realiza-se a VII edição das Jornadas Micológicas de Vieira do Minho.
Luís Moreira (CP 8078)