A Câmara de Braga, em parceria com a Câmara de Ourém, e a ACISO (Associação Empresarial Ourém – Fátima), marcou presença no V Workshop Internacional de Turismo Religioso.
Em representação da autarquia bracarense, António Barroso afirmou que “temos vindo a desenvolver um trabalho de criação de redes e parcerias com territórios estratégicos para desenvolvermos um trabalho comum de promoção. Estamos focados em divulgar aos operadores e jornalistas internacionais toda a nossa oferta turística, mas sobretudo a nossa localização estratégica e acessibilidades competitivas”.
“Estamos a cerca de duas horas de Fátima e Santiago de Compostela, os dois maiores centros religiosos da Península Ibérica e onde queremos reforçar a nossa presença”, explicou, acrescentando que “estamos convictos do grande contributo que este executivo municipal tem dado para abrir Braga e colocar o concelho no radar internacional aos mais variados níveis de atractividade.”
Com uma oferta hoteleira em crescimento, uma restauração de qualidade e pujante, um comércio atractivo e dinâmico e todo um conjunto de recursos turísticos de excelência, Braga tem hoje “excepcionais condições” para reforçar a sua dinâmica turística.
Neste evento, o espaço promocional de Braga contou com várias acções de divulgação, com destaque à Semana Santa, à Sé Catedral, ao Caminho de Santiago, ao Bom Jesus, ao Mosteiro de Tibães, as várias festas e romarias com destaque para o S. João e também o singular presépio vivo de Priscos uma das maiores recriações. Grande destaque mereceu também o segundo maior santuário mariano nacional, o Santuário do Sameiro.
“INICIATIVAS FUNDAMENTAIS”, AFIRMA GOVERNO
Presente neste workshop, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo reiterou “a importância do trabalho em conjunto, em cooperação, sem os tais preconceitos entre a religião, a espiritualidade, mas com o objectivo comum da dinamização económica com elevado retorno para todos. Estas são iniciativas fundamentais para a promoção de Portugal como destino de caminhos, de encontro de soluções, de diálogo e de paz.”
A membro do Governo ficou sensibilizada para a importância de apoiar eventos de dimensão relevante e distintos, como a Semana Santa de Braga, entre outros, sendo estes eventos que permitem combater a sazonalidade e reforçar a permanência dos turistas no território e contribuir decididamente para a afirmação internacional de Braga e do país.
Participaram neste workshop, operadores turísticos nacionais e internacionais, agentes de viagem e hoteleiros, entre outros empresários do sector do turismo, especialmente vocacionados para o turismo religioso assim como jornalistas e bloggers.
O evento contou com mais de 700 participantes, com destaque para os mais de 130 operadores turísticos, provenientes de mercados como: Brasil, Espanha, França, Irlanda, Itália, Polónia, Alemanha, Indonésia, Israel, Filipinas, Colômbia, Canadá, Estados Unidos da América, Uruguai, Bolívia, Vietname, Argentina, Bélgica entre outros.
FG (CP1200)