Despertar o interesse dos alunos para a ciência, através de dezenas de actividades destinadas aos estudantes do 1.º ciclo ao ensino secundário, é o grande objectivo do conjunto de iniciativas que a Câmara e a Rede de Bibliotecas de Barcelos (RBEB) promovem no âmbito da Semana Concelhia da Ciência, que arrancou esta segunda-feira.
O programa, que decorre até sexta-feira, contempla encontros com escritores, oficinas, experiências científicas, leituras, exposições, palestras e filmes, que decorrem na Biblioteca Municipal, nas bibliotecas escolares e nas escolas do concelho.
Da programação, destaca-se, para quinta-feira, às 10h30, no auditório da Biblioteca Municipal, a presença de João Carlos de Matos Paiva, com a conferência ‘Porque pirilampiscam os pirilampos e outras perguntas de química’; e as oficinas ‘Magia ou Ciência?’, pelo Laboratório da Li, dinamizadas nas bibliotecas escolares.
Destaque ainda para as sessões 360º Playnetário (Planetário móvel – Filmes educativos), pela Playnetário, na Biblioteca Municipal, e ainda a sessão sobre o Campeonato da Ciência e Escrita Criativa, com a presença on-line da escritora Maria Francisca Macedo, autora da colecção ‘O Clube dos cientistas’.
O programa completo da Semana Concelhia da Ciência pode ser consultado na página da Rede de Bibliotecas de Barcelos (https://redebibliotecas.cm-barcelos.pt), através do PADLET e do QR CODE criados para divulgação das actividades.