A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participou na primeira reunião técnica do CIBUS, um projecto que tem como objectivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa, que decorreu durante dois dias em Sofia, capital da Bulgária.
A CIM Alto Minho adianta que o encontro reuniu a equipa técnica dos parceiros do projecto e parceiros locais para uma discussão sobre os factores que contribuem para a perda e o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de produção e suprimento, níveis de inovação nas medidas de prevenção, e necessidades políticas, práticas, financeiras e de capacitação.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo, participou nesta iniciativa, na qualidade de parceiro da CIM alto-minhota.
Das várias apresentações efectuadas destacam-se do Ministério do Ambiente de Chipre, que apresentou as recomendações da Plataforma da UE sobre perdas e desperdício de alimentos; e do Ministério do Ambiente e Água da Bulgária, que detalhou o subprograma para a prevenção do desperdício de alimentos.
A CIM participou uma sessão dedicada às soluções existentes na Bulgária, com temas como a plataforma TIC para redução de perda/desperdício de alimentos, apresentada pela empresa FoodObox Ltd; a gestão de resíduos alimentares em Sofia, apresentada pela empresa metropolitana de tratamento de resíduos; e os modelos e razões para a geração de resíduos alimentares no sector de refeições fora de casa, apresentados pela da Universidade Nacional de Economia Mundial.
Um workshop permitiu a troca de informações preliminares entre os parceiros sobre factores contributivos, níveis de inovação e necessidades diversas para a prevenção da perda e desperdício de alimentos.
O segundo dia foi dedicado a visitas de estudo, começando com uma visita à Planta de Tratamento Mecânico e Biológico de Sofia, seguindo-se uma visita ao restaurante Blagichka – Zero Waste, um estabelecimento exemplar na gestão de desperdício zero.
O encontro proporcionou a troca de conhecimento e experiências, fomentando a colaboração entre os parceiros do projecto CIBUS – Cutting food loss and waste in Europe.
Para além do CIM Alto Minho são parceiros do projecto a BAMEE – Associação Búlgara de Especialistas Ambientais Municipais (Bulgária), a ANEL – Agência de Desenvolvimento de Nicósia (Chipre), o município de Vejle (Dinamarca), a Câmara Municipal de Maramures (Roménia), o Conselho Regional de Häme (Finlândia), a Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (Finlândia), o Conselho do Condado de Galway (Irlanda) e a cidade de Liège (Bélgica).